Construir uma casa envolve muita responsabilidade. Cada detalhe deve ser minuciosamente analisado. Com o encanamento (ou canalização) não é diferente. Aliás, você sabe qual a definição de encanamento?Trata-se do transporte de água e resíduos de um local para outro por meio de canos. O conceito é simples, porém, sua importância é enorme. Encanadores (ou canalizadores) são os especialistas no assunto. Portanto, nada de mexer com isso se você não tem conhecimentos. Nem pense em chamar seu vizinho, amigo ou parente faz tudo. Encanamento é coisa muito séria. Contrate apenas pessoas especializadas.
Como escolher?
Os principais pontos são: leveza, facilidade de aplicação e durabilidade. Escolha peças de marcas conhecidas. Em relação ao material, existem três tipos: PVC, PPR, PEX e cobre. Veja as diferenças de cada um:
PVC: leve, fácil de cortar e mais barato. É o material mais utilizado. Tubos e conexões de PVC são unidos com cola. O material pode derreter quando exposto a temperaturas superiores a 40º. Atente-se a isso quando utilizar produtos que esquentem o ambiente.
O PVC é indicado para água fria. Esse material apresenta inúmeras vantagens:
- Resiste ao sol, maresia, chuva e vento.
- Dura mais de 50 anos.
- Pode ser pintado, desde que a tinta tenha esmalte sintético.
- Resiste a insetos, fungos, roedores, insetos e bactérias.
- Não é inflamável.
- Não permite a entrada de gás e líquidos.
- Isolante acústico, elétrico e térmico.
- Resiste a agentes químicos
- Ecologicamente correto, material produzido com pouca energia. O PVC ainda é reciclável e reciclado.
PPR (Polipropileno Copolímero Random): tubos e conexões flexíveis semelhantes a mangueiras. Esse encanamento é unido por termofusão de 260º. É uma tubulação única, que não utiliza colas nem é preciso fazer roscas. O PPR é indicado para água quente, suporta até 95º. Melhor opção para imóveis pequenos, onde a água tem pouca pressão.
PEX (Polietileno Reticulado Monocamada): Muito utilizado em edificações nos Estados unidos, essas bobinas de tudo parecidas com mangueiras. Suas conexões são deslizantes feitas com latão. Embora indicado para água fria e quente, o forte do sistema PEX é água quente, suporta até 95º. Recomendado para paredes drywall e hotéis.
Cobre: resistente, porém, a instalação trabalhosa e o alto custo de manutenção fizeram o material ser abolido da maioria das obras, sendo substituído por tubulações de PPR para água quente.
Ferro: As tubulações de ferro são utilizadas em tubulações antigas, e possuem inúmeros problemas, entre eles a ferrugem e o rápido desgaste e devem ser substituídas por tubulações mais modernas e seguras.
Campeão de problemas
É o que aponta pesquisa realizada por uma seguradora. Dos 15, 8 mil serviços de concertos residenciais, 37% foram para reparos nos encanamentos. Os principais problemas são: baixa pressão e drenagem lenta. Falhas nos encanamentos causam vazamentos. Além da perda de água, você ainda gasta uma fortuna com os reparos. Tudo isso pode ser evitado com manutenção periódica. Cuidados na construção e reforma também são importantes. Você sabia que não pode usar o mesmo encanamento para água e esgoto? Quer economizar?Quando chover, o esgoto volta e sai pelo ralo. Pense nisso.
Evitando problemas
Prevenir é melhor que remediar. Quer dicas simples para evitar problemas nos encanamentos? Preste atenção nelas.
- Se o encanamento for de cobre, troque por PVC.
- Remova os sifões para ver se não tem sujeira.
- Inspecione sistemas de dreno de entrada (água limpa) e de saída (esgoto).
- Lentidão no escoamento, água que retorna constantemente, umidade perto de paredes com drenos indicam que algo vai mal.
- Procure vazamentos. Torneiras que não fecham direito são problemas. Verifique também embaixo das pias, encaixe dos canos e rodapés.
- A água passa por conexões, vão para os canos e acabam na rede de esgoto. Identificou anormalidades nos drenos? Aplique produtos especiais para remover gordura, cabelo e outras sujeiras. Leia o rótulo e siga rigorosamente as instruções.
- A descarga fica acionada por muito tempo? Ela faz barulho quando não está sendo usada?Para identificar problemas, abra e feche a válvula.
- Analise o hidrômetro. Feche torneiras e registros. Anote o número mostrado no hidrômetro. Espere duas horas, caso o número for diferente é indício de vazamentos.
- Mantenha canos de água fria e quente separados.
Preparamos uma agenda de cuidados. Esse check list e os cuidados acima evitarão problemas. Vamos conferir?
Todos os meses
- Ajuste e lubrifique descarga, seja ela acoplada na caixa ou embutida na parede.
- Tire sujeira e gordura de sifões de louças e pias e dos ralos. Coloque os resíduos em sacos plásticos e encaminhe para o serviço de coleta pública.
A cada seis meses
- Veja se os crivos e arejadores do chuveiro estão entupidos.
Uma vez por ano
- Verifique a carbonatação e o pH. Se o pH da água for superior a nove, a tubulação precisa ser limpa através de injeções de produtos que dissolvem sujeira.
- Verifique os registros de pressão de banheiras e chuveiros. Vistorie também as bombas de recalque.
- Inspecione tubulações que captam água do jardim. Raizes entopem e até destroem encanamentos.
Manutenção. A melhor maneira para resolver problemas de encanamento. As inspeções levam tempo, mas são fundamentais. Encanamentos são iguais ao nosso corpo. Pessoas que se cuidam, dificilmente ficam doentes. Prevenção é a solução! Fique sempre de olho no encanamento da sua casa e ao menor sinal de problemas, chame um profissional.