Muita gente esquece ou não conhece a função da caixa de gordura. Ela é um reservatório que fica entre o encanamento da pia da cozinha e a rede de esgoto. O objetivo é separar a água da gordura vinda da louça. Funciona da seguinte maneira: a gordura flutua e a água fica embaixo. Uma abertura é a responsável por separar os materiais levar a água para o esgoto. Em residências, a limpeza é feita a cada três meses. Por reter menos material, o processo pode ser manual, com a ajuda de uma concha, ou então, com produtos á base de enzimas.

Todos os lares devem ter esse reservatório, em São Paulo, o projeto de lei 591/2006 estipula advertência para as edificações que não tiverem caixa de gordura, prazo para regularização e multa mensal de R$1 mil para o segundo mês da irregularidade que será cobrada até a regularização. Em Curitiba, a Lei 13.634/2010 é quem regulamenta a obrigatoriedade da caixa de gordura. Das cidades atendidas pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), o entupimento da rede de esgoto com gordura em Londrina chegava a 60% da demanda. Em Curitiba, os custos da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) para resolver problemas com gordura eram de R$230,20 por ocorrência.

A caixa de gordura pode ser de concreto, alvenaria ou PVC e segue a norma NBR 8160 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de 1999. Para residências multifamiliares e prédios pequenos é indicada caixa de gordura dupla e cilíndrica de 120 litros, cuja capacidade atende de três a doze cozinhas. No ato da compra, o síndico deve atentar-se ao volume útil da caixa e não comprar caixas sinfonadas. Usadas em banheiros, áreas de serviços e terraços, o objetivo das caixas sindonadas é ligar os ramais de descarga aos ramais de esgoto e também para os pisos.

A instalação da caixa de gordura segue algumas diretrizes. Veja abaixo quais são elas:

Volume

A tabela abaixo mostra o volume e a capacidade de uma caixa de gordura para restaurante. O exemplo é para ilustrar a importância da caixa em locais com grande circulação de pessoas, confira:

Nº Refeições / diaVolume Útil (L)Base – b (cm)Altura – H (cm)
20603939
30804343
501204949
701605555
902005959
1102406262
1302806666
1503206969
2004207575
3006208686
4008209494

Funcionamento

Nos condomínios, as caixas de gordura ficam escondidas no subterrâneo. A limpeza não deixa acumular óleo e gordura vegetal que apodrecem sem manutenção periódica. O procedimento é feito a cada três meses por empresas especializadas que lavam as caixas com material desinfetante e cal virgem, produtos que impedem a acidez e corrosão.

Vale lembrar que o prazo de três meses é apenas uma referência. A periodicidade leva em consideração o tamanho da caixa de gordura. Reservatórios menores ou mais rasos demandam limpeza mensal. Não limpar a caixa de gordura causa entupimento, cheiro ruim, escoamento devagar e faz a água transbordar. Outra consequência são insetos como baratas e escorpiões. Os escorpiões porque eles são predadores das baratas.

Cronograma

O síndico deve fazer um cronograma para a limpeza da caixa de gordura. Especialistas aconselham a realização de contrato trimestral para a higienização da caixa de gordura e semestral para a manutenção da caixa d’água. Para fidelizar condomínios, empresas especializadas fazem pacotes especiais com preços mais baratos.

O administrador precisa reunir os condôminos para que estes decidam quando o procedimento será feito. O síndico tem o poder de agendar as datas com a empresa. Quando a caixa está em área privativa, os moradores precisam autorizar a entrada dos técnicos. A limpeza da caixa de gordura não interfere na rotina dos moradores.

Limpar as caixas de gordura em condomínios é importantíssimo. O procedimento é uma questão de saúde, principalmente em condomínios, escolas, restaurantes e hospitais.  A maior concentração de pessoas reúne maior produção de gordura e exige disciplina do síndico para manter a higiene. Se o síndico do seu prédio negligencia isso, explique as consequências de não limpar, fale sobre o cronograma e cite a possibilidade de fazer um contrato trimestral com uma empresa especializada em limpeza de caixa de gordura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× Fazer orçamento