Como coletar e reutilizar a água da chuva

A chuva é um presente dos céus. A crise hídrica que atingiu vários estados nos últimos dois anos fez muita gente lembrar isso. Com os rios e represas secando, aproveitar a água da chuva virou rotina e a compra de barris e tambores aumentou consideravelmente. Mas, ao contrário do consenso popular a água da chuva não é tão limpa assim, principalmente nas grandes cidades. Pode-se dizer que não existe água da chuva 100% pura em nenhum lugar do mundo. Ao se formarem, as gotas absorvem partículas sólidas e gases.      A química Adalgiza Fornaro explica que a chuva em áreas rurais tende ser rica em potássio e cálcio oriundos da terra. No litoral, a chuva contém o sal do mar.

agua-chuvaBeber a água da chuva em uma metrópole como São Paulo é super perigoso. A chuva da “terra da garoa” tem várias substâncias tóxicas como amônio, substância obtida em processo de decomposição, nitrato presente na fumaça dos escapamentos, sulfato originário dos óxidos de enxofre da queima de combustíveis, ácidos fórmicos e acéticos também liberados pela fumaça dos automóveis, grãos de poeira, fuligem, insetos, fezes de pássaros e até mesmo bactérias e vírus. Veja as doenças causadas pelas substâncias citadas:

  • Amônia: irritações respiratórias;
  • Nitrato: câncer de estomago;
  • Fuligem: doenças cardiovasculares e câncer de pulmão.

Não aproveitar a chuva é desperdício

Você ainda não aproveita a água da chuva?Sabia que está desperdiçando aproximadamente 600 litros por mês?Com essa água toda você pode lavar quintais, por exemplo. Que tal aproveitar o presente dos céus?Vamos ensinar como captar e aproveitar a água da chuva.

Criando sua unidade de armazenamento

Com o nosso guia, você verá que não é tão difícil quanto parece. Anote os materiais e o passo a passo:

  1. Barris de 30 a 60 litros, preferencialmente pretos, dessa forma a luz solar é bloqueada e reduz o desenvolvimento de algas. Mesmo com o barril escuro é bom deixá-lo na sombra;
  2. 1 torneira simples de mangueira de 1 polegada;
  3. 1 rosca com adaptador de mangueira de 1 polegada;
  4. 1 acoplamento de mangueira;
  5. 4 ou 6 blocos de concreto para fazer a base;
  6. 1 bucha;
  7. 1 porca;
  8. 4 arruelas de metal;
  9. Bisnaga de cola de silicone para vedar;
  10. Fita de encanamento, tipo teflon;
  11. 1 cotovelo de calha de alumínio em formato de “S”. O cotovelo vai direcionar a água da calha para o barril;
  12. 1 pedaço de tela de alumínio para deixar insetos, folhas e demais materiais orgânicos longe da água.

Mãos à obra

Nivelamento da calha: a calha evita que a água caia entorno do telhado. A calha coleta e direciona a água para o quintal. Em terrenos não planos é necessário fazer uma plataforma perto do local perto à calha. Nesse caso, remova a terra com uma pá e achate a superfície.

Fure o barril para colocar a torneira: o furo deverá ser em altura que permita colocar um balde debaixo da torneira. Faça o furo do tamanho do engate da torneira. Veja como fazer o furo:

  • Envolva o entorno do buraco com uma corda pequena de silicone;
  • Fixe a torneira, coloque o espigão e o acoplamento traseiro.

Coloque o cotovelo em formato de “S” na calha: o barril deve ficar ao lado da calha, veja onde o ponto do cotovelo será instalado, lembrando que o cotovelo tem que ficar a uma polegada do topo do barril. Junte o cotovelo à calha, assim a água vai direto para o barril. Corte a calha com uma serra e faça a união. Fixe com braçadeiras e parafusos, tenha cuidado para deixar bem apertado.chuva

Abra uma pequena abertura no barril: a abertura é para uni-lo ao cotovelo. Caso o tambor tiver tampa, use uma serra de arco para fazer um furo grande para a água escoar.

Coloque tela em cima da calha: a tela não deixa que folhas e insetos entrem na água.

Cuidados com a água da chuva

  • Antes de usar a água, deixe-a correr pelo telhado por 5 minutos para eliminar partículas;
  • Aplicar cloro é fundamental. Para o volume de 200 litros de água, coloque uma colher de chá de cloro a cada 3 dias.

 

Onde usar?

  • Para dar descarga, representa economia de até 30%;
  • Lavar quintais e calçadas;
  • Regar plantas.

 

Dá para beber?

Mesmo tratada, especialistas não recomendam beber, tomar banho e fazer comida. A água da chuva pode causar problemas ao sistema respiratório.

 

Vantagens para o bolso

Usar a água da chuva faz seu bolso ficar mais cheio. Sua conta de água fica até 50% mais barata.

 

Coletar a água da chuva só tem vantagens. Mesmo que não possa ser usada para beber, tomar banho e cozinhar, reaproveitar essa água para dar descarga, lavar quintais e calçadas faz um bem enorme ao bolso. Se você ainda não recolhe a água da chuva, não perca mais tempo. Aproveite nossa dica, ou pesquise mais ideias na internet até encontrar uma que caiba em sua realidade.

 

Reúna seus familiares, amigos e vizinhos e fale sobre a importância de coletar a água da chuva. Mostre exemplos de como construir uma unidade de armazenamento. Você pode mostrar o passo a passo da construção dos seus reservatórios. Dê o bom exemplo e espalhe essa ideia sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *