Como encontrar vazamentos na sua casa

Vazamento de água é um problema grave. Um buraco de 2 milímetros no encanamento leva embora quase 4 mil litros todos os dias. A água é cada vez mais escassa e não podemos colaborar com esse desperdício. Manutenção periódica ajuda a combater vazamentos, por isso, muita atenção com caixas d’água, encanamentos e hidrômetros (relógio). Reparos simples como trocar o vedante da torneira evita o desperdício de 2 mil litros mensais.

como encontrar vazamentos

Geralmente, o primeiro sinal é o mau cheiro. Porém, o problema fica nítido mesmo quando a água não corre ou para de escoar totalmente. Parede com mofo e umidade, azulejos e pintura que soltam também indicam vazamentos. O teste da batida é para quem sabe por onde passa o encanamento. Bata por toda a extensão, caso o som for diferente em alguma parede é sinal de vazamento.

O hidrômetro é um sistema mecânico que mede o consumo. A ação do tempo aliada com má conservação deteriora o hidrômetro. Para ver se existe vazamento, faça o seguinte teste: deixe os registros da parede abertos, feche as torneiras, não use o banheiro e desligue aparelhos que utilizem água. Registre o número ou marque a posição do ponteiro maior. Se após uma hora o número for diferente ou o ponteiro estiver em outra posição é sinal de vazamento.

Pia com bancada de granito

É muito bonita, mas requer cuidados. Antes de colocar a pedra, as emendas precisam estar bem coladas com silicone. Faça uma aplicação generosa do produto. O silicone leva doze horas para secar, portanto, nada de lavar louça nesse período. Outro detalhe importante é usar impermeabilizante para granito uma vez por mês. Procure o produto em casas de material para construção.

Teste do pó de café e bóia

Para descobrir vazamento no vaso sanitário faça o teste do pó de café. Coloque na privada e nas laterais da bacia. Caso o pó não ficar no fundo nem nas laterais é vazamento na certa. Outra forma para descobrir é pingar corante natural na caixa acoplada. É vazamento se a água do vaso ficar colorido sem a descarga ter sido acionada.

Outra coisa a observar é a bóia, ela regula a abertura e fechamento do registro. Se a caixa está vazia, a bóia fica baixa e o sistema de fornecimento abre, logo que o recipiente enche, o registro fecha. Mas, se a bóia estiver com problemas, a caixa recebe água o tempo todo, isso aumenta o consumo e ainda há o risco da água transbordar.

Piscinas

Vazamento em piscinas é mais comum do que você imagina. Para descobrir, deixe a água no nível normal. Coloque água da piscina em um bale até 5 centímetros da borda. Meça o nível do balde e da piscina. Deixe o balde preso na piscina de maneira que a água do balde e da piscina tenham a mesma temperatura, mas sem se misturarem. Aguarde 24 horas e compare as marcações iniciais, se a piscina apresentar aumento do nível da água é vazamento. O teste precisa ser refeito, caso chover nessas 24 horas.

Pensou que acabou o assunto?Nada disso, veja como descobrir outros pontos de vazamentos:

Canos alimentados pela caixa d’água

Feche as torneiras, desligue aparelhos que utilizam água, não use os banheiros e feche a torneira da bóia da caixa, para bloquear a passagem da água. Faça uma marca na caixa e aguarde uma hora. Se o nível da água diminuiu é porque tem vazamento nos canos ou banheiros quer recebem água da caixa.

Canos alimentados pela concessionária de água

Feche o registro da parede. Abra uma torneira que receba água da concessionária e deixe a água correr. Posicione um copo cheio de água na boca da torneira. O vazamento é comprovado caso a torneira sugar a água.

Bóia em reservatório

Deixe o registro do cavalete aberto, feche o registro de saída do reservatório e desligue a bomba de recalque. Meça o nível de água do reservatório e aguarde duas horas. Caso o nível da água estiver baixo é porque tem vazamento pelo extravasor, provocado por alterações na torneira da bóia.

Reservatório inferior

Deixe o registro do cavalete aberto, feche o registro da saída do reservatório. Feche a bóia e faça uma marca para registrar o nível de água. Meça novamente após duas horas e compare com a primeira. O vazamento se confirma quando o nível da água reduz. Registro quebrado ou trinca no reservatório são responsáveis pelo vazamento.

Reservatório superior

Mantenha fechados o registro de saída e a torneira do reservatório. Nos edifícios é necessário desligar a bomba de recalque. Use um pedaço de barbante e giz para marcar o nível de água. Caso o nível da água tenha reduzido após duas horas é sinal de vazamento nos encanamentos ou banheiros que recebem água da caixa.

Reservatórios subterrâneos de edifícios

Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da bóia. Faça uma marca para medir o nível de água no reservatório. Se perceber queda do nível após uma hora, o vazamento está nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.

Mais dicas neste vídeo

Descobrir vazamentos dá trabalho, mas pior mesmo é a conta alta. Siga nossas dicas e faça os reparos necessários, a natureza e seu bolso agradecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *